segunda-feira, janeiro 22, 2007

Miolo Seleção 2004

Este foi o primeiro tinto brasileiro que bebi. Não fiquei rendido, não se trata duma especialidade rara, mas está bem longe de ser uma catástrofe. Escrevo isto porque o Brasil não é um país de tradição vitivinícola e porque existe na Europa algum complexo de «velho mundo», o qual assumo ter algum a circular na cabeça.
Este é um vinho bem equilibrado, com boa fruta e notas florais, muito fácil de se beber. Notei positivamente a ausência do travo a pimentão que se topa muitas vezes em vinhos com uvas cabernet sauvignon. Este tinto sai tranquilamente, vai bem com conversa. Bebi-o à conversa e pareceu-me demasiado magro para os gostos e hábitos portugueses, pelo que dificilmente acompanharia com competência a gastronomia portuguesa. Na verdade nem será suposto, pois é claramente um tinto internacional, feito com uvas cabernet sauvignon, merlot e pinot noir.

Região: Vale dos Vinhedos - Brasil
Produtor: Vinícola Miolo
Teor alcoólico: 12%
Nota: 5,5/10

2 comentários:

Anny Raquel disse...

Meu caro, como Brasileira, precisarei indicar-lhe o Quinta do Seival, da mesma vinícola Miolo ou algum Dueto da Casa Valduga! Experimente e comente!
Com certeza, na terra do samba, os vinhos brasileiros não são tão bem elaborados quantos os portugueses, mas não deixamos de ter alguns vinhos intessantes!
Um abraço!
Também indicamos nosso blog: www.vivinhos.blogspot.com

João Barbosa disse...

Obrigado pelas dicas, mas não é nada fácil encontrar vinhos brasileiros em Portugal.