quinta-feira, março 30, 2006

Quinta de Soalheiro Super Reserva Bruto 1999

A Quinta de Soalheiro situa-se em Melgaço na região do Vinho Verde (sub-região de Monção) e a sua vinha é toda ela da casta alvarinho. O produtor foi, aliás, um dos pioneiros a apostar nesta variedade típica do Minho e da Galiza.

Região: Vinho Verde

Teor alcoólico: 12,5%

Produtor: António Esteves Ferreira

Pintas 2003


A quinta onde nascem as uvas que fazem o Pintas situa-se junto ao Pinhão, no coração do Douro e as vinhas têm idade avançada. O nome do vinho é também o do cão do casal de jovens enólogos Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges.
Região: Douro
Teor alcoólico: 14%
Produtor: Wine & Soul

Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2003

O ano de 2003 foi o de estreia da Vinha de Lordelo, um conjunto de vides que nunca dera uvas para os lotes que compõem os vinhos da Quinta da Gaivosa. Trata-se de uma vinha muito velha, onde se encontram misturadas muitas das castas tradicionais do Douro.
Região: Douro
Produtor: Domingos Alves de Sousa
Enólogo: Anselmo Mendes
Teor alcoólico: 15%

Na Roça com os tachos


Um "best-seller" este livro.
Talvez pela facilidade das suas receitas e pela sua simplicidade.
Vale mesmo a pena.
Alguns ingredientes são dificeis de encontrar neste nosso Portugal mas não é preciso ser um chefe de alta cozinha para deitar mãos à obra e cozinhar estas receitas.

quarta-feira, março 29, 2006

Um livro para um vinho.


Nem só de vinho se faz uma adega. E a comida? Aqui vem algo para complementar.
Visto o vinho ser extraordinário merece algo mais. Este livro foi escrito de propósito para ele. É pena só terem sido produzidas 3000 garrafas pois muita gente já não o vai conseguir provar. Fique o livro então.

Quinta da Giesta branco 2005

A Quinta da Giesta situa-se em Mortágua. Este vinho fez-se com as castas arinto, encruzado e malvasia fina.
Região: Dão
Teor de álcool: 12%
Enólogo: Nuno Cancela de Abreu
Produção: 7.000 garrafas
Produtor: Boas Quintas

Maritávora branco Reserva 2004

A Quinta de Maritávora situa-se em Freixo de Espada-à-Cinta, no Douro superior, e as suas vides brancas são centenárias e contam com uma mistura de diversas castas. Neste vinho de lote destacam-se as variedades rabigato, côdega e viosinho. O vinho foi fermentado em madeira.
Região: Douro
Enólogo: Jorge Serôdio Borges
Produção: 1800 garrafas
Produtor: Ash Tree Wines

Maritávora tinto 2003

A Quinta de Maritávora situa-se em Freixo de Espada-à-Cinta, no Douro superior. O vinho fez-se com diversas castas, donde se destacam a tinta roriz, a touriga franca e a touriga nacional. A idade maioritaria das vides é de 15 anos, mas no lote há uvas provenientes de árvores com 50 anos.
Região: Douro
Enólogo: Jorge Serôdio Borges
Produção: 10 mil garrafas
Produtor: Ash Tree Wines

Quinta do Vale Meão 2002


A Quinta do Vale Meão foi uma aquisição de Dona Antónia Ferreira (Ferreirinha), que acreditou nas potencialidades produtoras do Douro superior ainda antes daquela zona estar incluída na região demarcada. Esta quinta foi também a sua única obra completa, pensada, projectada e concluída por si. A Quinta do Vale Meão tem uma longa história de produção de vinhos de qualidade, tendo sido nela onde nasceu o Barca Velha. Após ter comprado a totalidade da propriedade aos seus familiares, Francisco Olazabal, descendente da Ferreirinha, lançou-se no projecto de fazer um vinho de quinta, que ano após ano tem sido muito elogiado pela crítica e pelos consumidores.
Região: Douro
Enólogo: Francisco Olazabal (filho)
Produtor: Francisco Olazabal & Filhos
Produção: cerca de 30 mil garrafas

sábado, março 25, 2006

Redoma 1996

Redoma Douro tinto 1996
Vinificado na Quinta de Nápoles, resulta de vinhas com cerca de 55 anos, principalmente das castas Tinta Amarela, Touriga Francesa (hoje Touriga Franca) e Tinta Roriz. Foi envelhecido em meias-pipas até ser engarrafado sem filtragem em Maio de 1999.
Produtor: Niepoort
Graduação: 13,5%
Produção: que importa?

Vindima de 7 de Outubro


A primeira prova da adega.

Vinho Branco da casta Viognier, Regional da Estremadura, da colheita de 2003, produzido por José Bento dos Santos na Quinta do Monte d'Oiro.
Uvas sobremaduras e vinho estagiado em madeira com 15% de álcool.
Produção: 3000 garrafas

Princípio

A Adega é o espaço onde os amigos põem a mesa para servirem-se de vinhos e palavras. Pois que venham opiniões e desatinos, afectos e contradições, que é para isso mesmo que se pôs esta mesa. Nesta sala cabe a crítica e a opinião, as ideias e as combinações... aqui vai haver folia, talvez enganos e trambolhos por copos a mais. Viva a alegria!