domingo, dezembro 31, 2006

Barca Velha 1999


"Criado em 1952 e inspirado pelas uvas utilizadas na produção dos grandes Portos Vintage da companhia, Barca Velha nasceu pelas mãos de Fernando Nicolau de Almeida cujo objectivo era iniciar a produção de vinhos de mesa de alta qualidade da Região do Douro. A Casa Ferreirinha torna-se, assim, a primeira empresa de Vinho do Porto a dedicar-se à produção de vinhos de mesa de qualidade naquela região. Esta iniciativa veio moldar de forma marcante o futuro dos vinhos portugueses.
O controlo da fermentação foi assegurado graças a uma tecnologia francesa, recorrendo à remontagem por bomba em cubas, à época de madeira. O controlo da temperatura foi obtido através da utilização de gelo, como forma de garantir a fermentação alcoólica às temperaturas desejadas (28 a 30º C).
Após vários estudos e ensaios, o primeiro Barca Velha a ser comercializado surgiu da colheita de 1952. Desde o seu lançamento, a empresa tem seguido uma estratégia na qual apenas as colheitas de grande qualidade são seleccionadas para a produção deste vinho. A busca da mais alta qualidade e excelência explica o facto de terem sido apresentadas ao longo de cinco décadas apenas algumas colheitas do Barca Velha: 1952, 1953, 1954, 1957, 1964, 1965, 1966, 1978, 1981, 1982, 1983, 1985, 1991 e, o mais recente, 1995.
Em 1962, foi criada a marca Reserva Ferreirinha, destinada às colheitas de qualidade diferente das do Barca Velha.É importante salientar que, em 40 anos de história, o Barca Velha conheceu apenas dois Directores Técnicos/Enólogos o que lhe garante uma consistência e constância de estilo ímpares no mercado. "

PS: Texto completo pode ser lido na página da Sogrape com a história da Casa Ferreira.

A fama que vem de longe, foi assim que eu senti este Barca Velha e nada mais. Um óptimo vinho sem dúvida mas a ficar a milhas de distância de outras memórias que eu tenho nomeadamente das colheitas de 1982 e 1991. Apesar dos cuidados que tive, raramente tenho, da temperatura a ser servido e do tempo de abertura. Considerei o vinho uma decepção, atenção não levem isto à letra é um sr.vinho. É uma contradição eu sei... mas é exactamente o que senti quando o bebi. Tinha que o provar e foi uma loucura tê-lo comprado. Arranjei-o com a ajuda preciosa do meu amigo João. Continua no top dos vinhos Portugueses sem dúvida, mas neste momento temos vinhos que o superam no mercado, para o meu gosto claro, bem mais baratos.

Região: Douro
Teor Alcoólico: 13,5%
Produtor: Sogrape

Nota (PR): 8,5/10

9 comentários:

Anónimo disse...

Já agora quais esses vinhos que o superam na sua opinião ?? os tais a preços mais baixos. Faça a minha lista de futuras comrpas eheh

P.Rosendo disse...

Até poderia responder-lhe à letra, mas seria mal criado com certeza. Sendo assim posso indicar-lhe só alguns, mas que se ler o blog poderia tirar a sua conclusão.
A minha lista de vinhos de 2006, que merecem referencia, que ainda não tive tempo de publicar, são: Quinta Vale Meão, Poeira, Pintas, La Rosa Reserve, e Altas Quintas Reserva nos tintos. Nos Brancos, que não aprecio mas que me começam a abrir o gosto são o Madrigal, Redoma e o Redoma Reserva.
Como evidente tirando outros que ficam para trás mas de outras categorias que ate poderiam merecer referencia mas não acho... Não bebo vinho por categorias nem por relação preço qualidade mas sim pela qualidade que acho podem ter, quanto mais caro mais exigente sou com eles . Chateia alguem? Quero lá saber.
Não sou provador, gosto mesmo e de beber. Desculpem lá qualquer coisinha.

P.Rosendo disse...

Acabando o que escrevi ontem, se quiser pode chamar-me pretensioso como já o fizeram outras pessoas. Sabe que mais, estou a cagar-me para isso. Como pelos vistos tem dinheiro para comprar Barca Velha mas discorda do que disse continue a compra-lo. Eu prefiro os que mencionei ou outros espanhois abaixo do preço do Barca Velha.

Anónimo disse...

interessante... afinal qaunto mais caro mais exigente...


O anonimo que fui eu, fez uma pergunta e o sr. tomou como desfeita... obrigado pela lista vou provar esses vinhos, só espero que não me dêem tanto mau humor

Anónimo disse...

Se pudesse já agora indicar os anos dos vinhos que mencionou agradecia-lhe, calculo que como disse que a lista dos melhores de 2006 sejam os de 2004. enganei-me ?

P.Rosendo disse...

Ricardo Pereira, primeiro peço desculpa pelo mau humor, tem toda a razão e não tem que levar com ele. Entendi a pergunta como uma provocação vindo de um anónimo.

Não são de 2004, são de vários anos.
Se vir o indice de vinhos encontra lá quase todos os que mencionei. Uns ainda não estão pois não tive tempo de actualizar, mas encontra-os a todos no blog.

Cumprimentos

Anónimo disse...

boas meus senhores!

Tenho para venda, um vinho BARCA VELHA de 1957, em prefeito estado de conservação.

SE houver alguem interessado, estou aberto a ofertas, podendo disponibilizar fotos, que pemitirao ver o estado de conservação da garrafa.

O meu email é:
pjmaia10@hotmail.com


OBRIGADO

Anónimo disse...

Amigos,

Disponho para venda de uma grarafa Magnum (1,5 lts.) do Barca Velha safra 1991 - conservado em adega.

Aceito propostas pelo email:
ricardo.9@terra.com.br

Barca Velha RJ disse...

Tenho uma coleçao de Barca Velha, várias safras. ofertas por email cesarfontes@live.com
1995- 900 reais
1999- 900 reais
2000- Magnum 1700 reais
tenho safras mais antigas tambem