terça-feira, novembro 14, 2006

Poeira 2002 Tinto

Voltei, estou muito atrasado nas muitas provas para "postar" aqui no blog, mas achei por bem começar com este fabuloso vinho que provei ontem mesmo (que foi o meu dia de aniversário). Sim podem dar-me os parabêns também.

Aqui está um vinho que me surpreendeu (mentira pois já o esperava pelas criticas amigas) apesar do seu preço (como qualquer outro deste nivel ou de baixo nivel mesmo pois são todos carissimos) num Restaurante de Lisboa. Quem quer beber destes representantes do vinho Português paga e não bufa.
Optei por escrever aqui directamente a minha opinião em vez do comentário como costumamos fazer.

Não vou entrar pelos termos técnicos de enólogos ou mesmo especialistas em aromas e sabores, pois não o sou. Adorei o vinho, provei-o à temperatura certa (dizem +-16-18ºC) e aguentei-o até à temperatura a que gosto de beber (+-20ºC). Cheirei, com o pouco cheiro que tenho, saboreei, desgustei e digeri ainda melhor. Se este não é um dos melhores vinhos de Portugal, eu não sei o que é um bom vinho. Só é pena fazerem estas coisas em tão pouco quantidade. É pena mesmo. Acompanhou um couvert "mimo do chefe" (composto por um "consomé", leia-se sopa, de abóbora, um mozarella com tomate e espinafres e ainda escabeche de linguado) seguiu-se uma salada de figados com maçã caramelizada, um bacalhau em pão de azeitonas deitado em leito de cebolinha e pimentos e um carré de lebre.
Infelizmente não durou para a sobremesa mas com certeza a acompanhava bem também.


Região: Douro
Produtor: Jorge Nobre Moreira
Álcool: 13%

Nota 9/10.

5 comentários:

P.Rosendo disse...

Para quem queira saber o restaurante foi o VírGula em Lisboa. Para quem tinha na memória criticas negativas acerca do restaurante, supreendeu-me mesmo. Isto não há como experimentar-mos nós próprios. Gostei e hei-de voltar.

João Barbosa disse...

deste restaurante só tenho a dizer bem da comida... o vinho é que anda carregado com uns preços!!!!!!!

P.Rosendo disse...

Eu não estou a criticar restaurantes.. mas sim vinhos ou não sabes ler parceiro? Quanto ao preço são a mesma merda em qualquer um de Lisboa. Beijos

Anónimo disse...

Grande VINHO!

Convido todos a prová-lo!

João Barbosa disse...

Gosto que me atirem Poeira prós olhos, ou melhor, prá boca ;-)