sexta-feira, julho 14, 2006

Redoma Branco 2004


Redoma Branco 2004

O Redoma branco é produzido a partir de vinhas de pequenas parcelas, muito velhas, com mais de 40 anos. Estas vinhas situam-se a altitudes que variam entre os 400 e os 700 metros, enquanto a maioria das vinhas clássicas do Douro estão plantadas a baixa altitude, entre os 80 a 300 metros. Nestas vinhas encontra-se uma mistura de castas tradicionais nas quais predominam Codega, Rabigato, Donzelinho, Viosinho e Arinto. Depois de colhidas, as uvas são transportadas em caixas de cerca de 25 Kg, para adega, onde são escolhidas e posteriormente prensadas. Antes de iniciar o processo de vinificação, o mosto é decantado a baixas temperaturas durante um período de 16 a 24 horas. A fermentação ocorreu sem inoculação, em barricas novas e usadas de Carvalho Francês, em sala com temperatura controlada. O vinho permaneceu em barricas durante 8 meses, em contacto com as borras finas, sem fermentação maloláctica, tendo sido efectuada batonnage quinzenal de forma a enaltecer a complexidade do vinho. No fim de Maio, após estabilização do lote foram engarrafadas 14000 garrafas.

Região: Douro
Teor Alcoólico: 13,5 % vol.
Produtor: Niepoort Vinhos SA

8 comentários:

P.Rosendo disse...

Um belo branco.

Nota 7/10.

João Barbosa disse...

estou com inveja!

NOG disse...

Um belo branco, sem dúvida. Melhor só o "reserva".

joaorosé disse...

Hi João,
vi-te hoje
à volta do melão.

Barbosa Hey
vi-te hoje
Melancia provei

saludos

Eduardo Lima disse...

Só pelo rótulo vê-se que é um vinho feito no capricho. Não provei, mas já gostei.

Anónimo disse...

E se provar Eduardo ainda vai gostar mais garanto....

Pingas no Copo disse...

Parece que tenho que comprar uma botelhinha! Há muito que não provo um Redoma Branco, sempre é mais suave para a caretira que o seu irmão Reserva.

Um abraço

Chapim disse...

Provem o 2005 que já está no mercado. Para mim cada vez melhor. Cada vez mais afinado. Sempre um perfil e uma autenticidade de realçar.